Sobre o Líquor

O Líquor ou Líquido Cefalorraquidiano (LCR) é um fluido de aspecto Límpido e Incolor produzido pelo cérebro e está presente no espaço subaracnóideo e ventricular. Sua principal função é a proteção mecânica do encéfalo. Para isto, o líquor acolchoa o cérebro, deixando-o flutuar nesse meio, protegendo o sistema nervoso central de impactos que podem causar qualquer tipo de dano. Também é responsável pelo transporte de metabólitos, neurotransmissores e nutrientes, ajudando na defesa imunitária do sistema nervoso central.

O Exame do Líquor é utilizado como arma diagnóstica desde o final do século XIX, contribuindo, significativamente, para a elucidação diagnóstica de várias patologias neurológicas. A análise do LCR permite a investigação e o acompanhamento de processos vasculares, infecciosos, infamatórios e neoplásicos que acometem, direta ou indiretamente, o Sistema Nervoso Central.

Através da punção liquórica é possível, também a administração intra-tecal de quimioterápicos, tanto para tratamento de tumores primários ou metastáticos do Sistema Nervoso Central, como profilaxia do envolvimento neurológico de tumores sistêmicos. Segundo a Academia Brasileira de Neurologia, a coleta do LCR deve ser feita na região lombar, a não ser em situações muito especiais e muito raras pode ser realizada em outras regiões (suboccipitais). Na região lombar, a punção não traz riscos ao paciente.

O exame de Líquor deve ser realizado por um profissional especialista, experiente e altamente capacitado. Visando trazer segurança e tranquilidade no momento do exame este profssional tem a capacidade de avaliar a técnica mais adequada para cada paciente, minimizando assim, a dor no momento da punção.

O exame de líquor NÃO É UM EXAME PERIGOSO desde que seja bem indicado, realizado por profissional competente e com pedido do médico solicitante. A equipe do SEL segue a recomendação da Academia Brasileira de Neurologia, realizando a coleta de líquor pela região lombar. Em situações muito especiais e muito raras, pode ser realizada a coleta pela via suboccipital (Nuca).

As complicações mais sérias são descritas apenas para a punção suboccipital, porém só é realizada pela equipe do SEL em casos excepcionais e por solicitação expressa do médico assistente. Na região lombar, a punção não traz riscos ao paciente. São descritas algumas complicações na punção lombar, que são minimizadas quando o paciente é devidamente orientado.

A equipe médica do SEL prima pela segurança do paciente, desde a indicação correta do exame até o momento em que o procedimento é realizado, e está à disposição de seus pacientes para esclarecer todas as dúvidas.

Sabemos que a sensibilidade dolorosa varia de pessoa para pessoa, porém a maioria dos pacientes que realizam o exame de Líquor refere que a dor se assemelha à de uma coleta de sangue, sendo plenamente suportável. Em alguns casos específicos utilizamos anestésico local, principalmente em pacientes com quadro de dores crônicas, cuja tolerância à dor é menor e em pacientes muito ansiosos.

O exame de líquor não causa dor de cabeça pelo resto da vida.

Mais de 90% das pessoas que fazem exame de líquor não apresentam problemas após a punção, porém uma pequena parcela dos pacientes pode apresentar como complicação a dor de cabeça por hipotensão liquórica (Cefaléia ortostática).

Até 10% dos pacientes podem sentir, 12 a 36 horas após o exame, dor de cabeça, geralmente em peso, na região da nuca ou na região frontal - essa dor praticamente desaparece na posição deitada (cefaleia ortostática).

Para evitar a dor de cabeça, após a punção lombar, o paciente deve permanecer em repouso relativo, por aproximadamente 24hs. Após este repouso o paciente pode e deve levar vida normal.

O laboratório solicita a todos os pacientes que apresentarem quadro de cefaléia ortostática (dor de cabeça ao levantar) a entrarem em contato imediatamente, para que a equipe médica do SEL possa dar as devidas orientações.

As demais complicações do exame de LCR são descritas no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) que está disponível no site para visualização e é assinado pelo paciente antes da realização do exame.

A coleta de LCR tem várias indicações médicas. Em muitos casos a realização do exame deve ser feito em caráter de urgência, pois o diagnóstico correto e o início rápido do tratamento são fundamentais para a sobrevida do paciente. As Principais indicações para realização do exame de LCR são as seguintes:
1 - Suspeita de infecção do sistema nervoso: meningite, encefalite, mielite ou associação delas;
2 - Vasculites do sistema nervoso central;
3 - Investigação de doenças desmielinizantes (Neuromielite Óptica, Esclerose Múltipla);
4 - Quadros demenciais (Alzheimer, Neurossífilis);
5 - Investigação de doenças oncológicas – Primárias e metastáticas;
6 - Investigação neurológica em Pacientes imunossuprimidos (HIV, Pós-transplantes);
7 - Complementação diagnóstica em casos de Exames de imagem (Tomografia computadorizada ou ressonância magnética) que apresentem imagens de difícil interpretação;
8 - Aplicação de medicamentos no sistema nervoso central (Quimioterapia Intratecal) ou para injetar substâncias contraste para exames especiais (Cisternocintilografia);
9 - Punção de “Alivio” para diminuir a quantidade de líquor no sistema nervoso em doentes com hidrocefalia de pressão normal ou hidrocefalia comunicante de qualquer etiologia.

Esta complicação é rara, porém todos os pacientes são orientados a entrarem em contato com o laboratório, caso apresentem quadro de dor após o exame, para devidas orientações da equipe médica do SEL.

  • Não é necessário jejum para a realização do exame, porém em alguns casos específicos como Recém-Nascidos e lactentes solicitamos às mães que evitem amamentar 1hora antes da coleta para evitar refluxos e vômitos no momento do exame;
  • Não há idade mínima para a realização do exame;
  • Pacientes em uso de medicamentos anticoagulantes serão devidamente orientados, caso a caso, com relação à suspensão do mesmo no momento do agendamento do exame.
  • O exame de líquor de rotina é feito na região lombar;
  • O paciente deverá vir acompanhado de algum parente ou amigo para realização do exame;
  • É aconselhável trazer exames recentes como Tomografia e Ressonância Magnética de Crânio e/ou Coluna;
  • Após a coleta do exame o paciente poderá retornar para sua residência, preferencialmente, de carro. Deverá permanecer em repouso, por aproximadamente 24 horas, levantando o mínimo possível. Caso haja necessidade de orientação específica, essa será dada pelo médico responsável pelo atendimento.

Download do Termo de Consentimento

Voltar ao topo

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso e, ao navegar, você aceita essa condição.

Política de Privacidade | Política de Cookies

WhatsApp