Varicela Zoster, ELISA, IGG E IGM
Aplicação: O Vírus Varicela zoster (VZV) é o agente etiológico da Varicela (catapora) e do Herpes zoster. Após a primo-infecção, o VZV permanece latente nas raízes nervosas sensoriais por toda a vida.
Quando ocorre reativação, o vírus migra para a pele, causando uma erupção cutânea dolorosa que pode seguir o trajeto de um dermátomo. Após a resolução do quadro, alguns indivíduos podem continuar apresentando dor. Além disso, a reativação do VZV pode levar a um largo espectro de manifestações clínicas atípicas, desde dor radicular autolimitada a acometimento do sistema nervoso central com fraqueza.
As manifestações clínicas incluem dor e parestesia incialmente, com posterior erupção vesicular. Durante a doença aguda, 90% dos pacientes apresentam dor, 20% descrevem depressão e 12% tem sintomas influenza-like. .
Pacientes imunocomprometidos podem apresentar a evolução desfavorável com infecção disseminada, pneumonite, hepatite e encefalite
Sinonímia: Imunologia para Herpes Zoster, ELISA para herpes Zoster, IgG e IgM.
Material: Líquido cefalorraqueano (líquor, LCR).
Volume mínimo: 1,0 mL.
Acondicionamento: Enviar o líquor ao laboratório, congelados (preferencialmente) ou refrigerados.
Preparo do paciente: Não necessário.
Método: ELISA.
Interferentes: Amostras hemorrágicas, processos inflamatórios bacterianos e fúngicos, taxa de proteínas totais muito aumentadas.
Valores de referência: Não reagente.
Liberação: 7 dias úteis após recebimento da amostra.