Painel meningite bacteriana

Aplicação: Embora a meningite bacteriana aguda esteja se tornando menos comum em países desenvolvidos devido ao uso disseminado de vacinas contra Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitides e Haemophilus influenzae, a meningite bacteriana ainda ocorre em todo o mundo, com pico de incidência em crianças e idosos. A meningite bacteriana geralmente é letal, a menos que sejam administrados antibióticos apropriados que cruzem a barreira hematoencefálica. A suspeita clínica de meningite bacteriana começa quando os pacientes apresentam início abrupto de febre, cefaleia e meningismo.

A confirmação do diagnóstico de meningite bacteriana vem principalmente do exame e cultura do LCR obtido por punção lombar. Normalmente, o LCR mostra uma contagem elevada de neutrófilos, proteína elevada, glicose diminuída, coloração de Gram positiva e crescimento de bactérias em meios de cultura apropriados. Novas tecnologias foram desenvolvidas para a identificação mais rápida das espécies bacterianas que causam meningites e o exame de PCR para detecção do agente etiológico auxilia o médico a uma conduta rápida e otimização terapêutica. 

Este Painel detecta o ácido nucleico dos seguintes agentes bacterianos: S. pneumoniae, N.meningitidis e H.influenzae.  

Referências:

1) Davis LE. Acute Bacterial Meningitis. Continuum (Minneap Minn). 2018 Oct;24(5, Neuroinfectious Disease):1264-1283. doi: 10.1212/CON.0000000000000660. PMID: 30273239.

2) Wu HM et al. Accuracy of real-time PCR, Gram stain and culture for Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis and Haemophilus influenzae meningitis diagnosis. BMC Infect Dis. 2013 Jan 22;13:26. doi: 10.1186/1471-2334-13-26. 

Sinonímia: PCR para S. pneumoniae, N.meningitidis e H.influenzae.  

Material: Líquido cefalorraquidiano (Liquor, LCR)

Volume mínimo: 2mL

Acondicionamento: Tubo plástico de transporte estéril.  Enviar o líquor congelado ou refrigerado. Evitar qualquer tipo de manipulação do material coletado. Não adicionar nenhum tipo de conservante ou aditivo químico  ao material.

Preparo do paciente: Não necessário. Devem ser informadas medicações em uso pelo paciente e resultados de exames anteriores.

Método: PCR em Tempo Real.

Interferentes: Amostras hemorrágicas.

Valores de referência: Negativo.

Liberação: Em até 48hs após recebimento da amostra.

Voltar ao topo

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso e, ao navegar, você aceita essa condição.

Política de Privacidade | Política de Cookies

WhatsApp