MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS QUALITATIVO (RESISTÊNCIA À RIFAMPICINA)

Aplicação: Mycobacterium tuberculosis (MTB), ou bacilo de Koch, é uma bactéria patogênica Gram-positiva, em forma de bastonete, aeróbia e o agente causador da tuberculose. Apesar da infeção inicial ser pulmonar, podem ser estabelecidos focos de infeção pelo MTB em quase todos os locais do organismo, podendo permanecer viáveis, mas latentes por muitos anos após a infeção inicial.

Um resultado negativo não exclui infecção por Mycobacterium tuberculosis, uma vez que o resultado depende de uma coleta adequada, ausência de inibidores da reação e DNA suficiente para ser detectado pela metodologia utilizada.

Resultados inconclusivos indicam que não houve amplificação do controle interno, ficando a critério clínico a realização de nova coleta para repetição do teste.

A sensibilidade do ensaio é de 90.9% para pacientes com bacterioscópico negativo e cultura positiva e de 100% para amostras com bacterioscópico e cultura positivos. A especificidade é de 98.3%. A sensibilidade para detecção de resistência a Rifampicina é de 96.7% e a especificidade é de 98.6%.

Sinonímia: PCR para tuberculose com resistência À Rifampicina.

Material: Líquido cefalorraqueano (líquor, LCR).

Volume mínimo: 1,0 mL.

Acondicionamento: Tubo plástico de transporte estéril. Enviar o líquor congelado ou refrigerado. Evitar qualquer tipo de manipulação do material coletado. Não adicionar nenhum tipo de conservante ou aditivo químico  ao material.

Preparo do paciente: Não necessário. Se possível, informar medicações em uso pelo paciente e resultados de exames anteriores.

Método: PCR Real Time (qPCR) - (Expert MTB/RIF - Cepheid).

Interferentes: Amostras hemorrágicas, processos inflamatórios bacterianos e fúngicos.

Valores de referência: Negativo.

Liberação: Até 5 dias úteis após recebimento da amostra.

Voltar ao topo

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso e, ao navegar, você aceita essa condição.

Política de Privacidade | Política de Cookies

WhatsApp