HERPES SIMPLEXS 1 E 2 (HSV 1 E 2)

Aplicação: Os Herpes vírus (HSV-1 e HSV-2) são responsáveis por 0,5% a 3% dos casos de meningite viral aguda. São quadros autolimitados, todavia, quando cursam com encefalite e nos casos de meningite neonatal, são potencialmente fatais. O HSV-1 usualmente estabelece latência no gânglio trigeminal, cuja reativação relaciona-se mais frequentemente com quadros de encefalite. O HSV-2 usualmente estabelece latência no gânglio sensitivo sacral, cuja reativação relaciona-se mais frequentemente com quadros de meningites. O PCR para Herpes simples 1 e 2 mostra-se técnica específica e sensível para o diagnóstico em líquido cefalorraqueano, considerada hoje como gold standard.

Sinonímia: PCR para Herpes simples 1 e 2.

Material: Líquido cefalorraqueano (líquor, LCR).

Volume mínimo: 1,0 mL.

Acondicionamento: Tubo plástico de transporte estéril. Enviar o líquor congelado ou refrigerado. Evitar qualquer tipo de manipulação do material coletado. Não adicionar nenhum tipo de conservante ou aditivo químico ao material. Não centrifugar a amostra.

Preparo do paciente: Não necessário. Se possível, informar medicações em uso pelo paciente e resultados de exames anteriores.

Método: PCR em Tempo Real.

Interferentes: Amostras hemorrágicas, processos inflamatórios bacterianos e fúngicos.

Valores de referência: Negativo.

Liberação: até 3 dias úteis após recebimento da amostra.

Voltar ao topo

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso e, ao navegar, você aceita essa condição.

Política de Privacidade | Política de Cookies

WhatsApp