DIAGRAMA DE REIBER E FELGENHAUER

Aplicação: Associando-se o cálculo de quocientes de imuoglobulinas e de albumina pode-se estabelecer uma avalição quantitativa conjunta da integridade da Barreira HL e da imunoprodução intratecal. O Nomograma de Reiber e Felgenhauer (figura abaixo) relaciona o QIgG no eixo dos x  e o QAlb no eixo de y, estabelecendo-se a possibilidade de 4 resultados diferentes com importância clínica: 1- Sem imunoprodução intra-tecal e sem lesão da BHL (Normal). 2- Há imunoprodução intra-tecal  com lesão da BHL. 3- Há imunoprodução intra-tecal  sem lesão da BHL. 4- Não há imunoprodução intra-tecal  mas há lesão da BHL. 5- Ausência de significado clínico.

Nomograma(Diagrama) de Reiber e Felgenhauer Sinonímia: Dosagem de imunoglobulinas, índice de imunoprodução quantitativo.

Material: Líquido cefalorraqueano (líquor, LCR), 2 mL e soro, 1 mL para tal é necessário o envio do resultado da Eletroforese de Proteína. Caso contrário deverá ser processada a Eletroforese de Proteínas no líquor (necessitando assim 6mL de líquor).

Acondicionamento: Pode ser congelado. Enviar o sobrenadante ao laboratório, congelado ou refrigerado.

Preparo do paciente: Não necessário.

Método: Imunodifusão radial de baixa concentração ou nefelometria. Quociente IgG = IgG LCR/IgG soro (QIgG = IgG LCR/IgG soro). Quociente albumina = Albumina LCR/Albumina soro (Qalb =Alb LCR/ Alb soro).

Interferentes: Amostras hemorrágicas, processos inflamatórios bacterianos e fúngicos.

Valores de referência: Ausência de imunoprodução e ausência de lesão da BHL.

Liberação: Até 7 dias úteis após recebimento da amostra.

 

 DIAGRAMA DE REIBER

 

Voltar ao topo

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso e, ao navegar, você aceita essa condição.

Política de Privacidade | Política de Cookies

WhatsApp